quarta-feira, 8 de setembro de 2010

 Durante o período das guerras e crises surgiu o fascismo, criado por Benito Mussolini na Itália.

Benito Mussolini
  O fascismo tinha como principais características: o totalitarismo, a liderança carismática, o corporativismo, o nacionalismo, o militarismo, o expansionismo e o companheirismo entre os nazistas. O estado fascista de Mussolini foi estabelecido aproximadamente uma década antes de Hitler chegar ao poder como líder do nazismo. Tanto um movimento como um fenômeno histórico, o fascismo italiano foi em muitos aspectos, uma reação a falha aparente do laissez-faire e ao medo dos movimentos de esquerda, apesar de que as circunstancias na história intelectual devem ser consideradas, como o abalado do positivismo e o fatalismo generalizado do pós guerra na Europa.

Adolf Hitler
 O nazismo é considerado uma derivação do fascismo.  No Brasil, como em vários outros países o nazismo é em lei, um crime inafiançável.  Uma das suas motivações foi a insatisfação com o Tratado de Versalhes, que foi entendido como uma conspiração para humilhar a Alemanha no final da primeira guerra mundial. Os males da Alemanha pós-guerra foram críticos para a formação da ideologia e suas críticas a República de Weimar. Hitler conseguiu iniciar uma série de acontecimentos: remilitarizou a Renânia, anexou a Áustria, e incorporou os Sudetos, destruindo a Tchecoslováquia. Mas quando avançou sobre a Polônia, os ingleses e franceses reagiram iniciando a Segunda Guerra Mundial que durou de 1939 a 1945. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderado por Inglaterra, USS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Até 1941 foi marcados pela vitória do Eixo. De 1941 a 1945 ocorreu as derrotas dos Eixos. Com a entrada dos Estados Unidos os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. O Brasil participa diretamente, enviando para a Itália Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
 Encerrada a Segunda Guerra Mundial, observamos que o totalitarismo abriu portas para o Estados Unidos e a União Soviética reorganizar o cenário político internacional. Os dois países disputaram o território germânico. Com a construção do muro de Berlim.  
A Guerra Fria estabeleceu um clima tenso entre as grandes potências do pós-Segunda Guerra.
 A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

3 comentários: